Terapia alternativa é oferecida nas unidades de saúde do município com foco no tratamento da ansiedade, insônia e dores crônicas
A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), realizou mais de 15 mil atendimentos de auriculoterapia até o final do mês passado. Desde maio, a prática integrativa complementar passou a ser oferecida nas unidades de saúde da rede municipal conforme a formação dos profissionais, que atualmente somam 65 pessoas habilitadas para contribuir com o bem-estar de toda a população suzanense. Para receber esse tratamento é preciso fazer uma avaliação em uma unidade de saúde.
A auriculoterapia é uma das técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa, associada à acupuntura, que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos das orelhas para aliviar dores crônicas e tratar problemas físicos e psiquiátricos, em sua grande maioria de doenças como ansiedade e insônia. Reconhecendo o impacto positivo de outras estratégias de cuidado não medicalizantes, e contando com um profissional capacitado para formação, o psicólogo Alessandre Cozentino, o Raps passou a ofertar a formação e instrumentalização de profissionais da rede para oferecer o tratamento.
O serviço está disponível nas 24 unidades de saúde da Atenção Básica, bem como nos quatro Centros de Apoio Psicossocial (Caps), no Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), na Unidade Municipal de Fisioterapia e também no Núcleo de Acompanhamento ao Servidor (NAS). Em média, cada profissional habilitado atende dez pessoas por semana, totalizando cerca 2,6 mil atendimentos mensais.
A coordenadora do Raps, Dulce Ramos, explicou que a terapia alternativa comumente integra as ações especiais de promoção à saúde da pasta, como os mutirões de vacinação, o projeto Expresso Mulher e diversas intervenções nos bairros. “A auriculoterapia é um método eficaz e que demanda poucos materiais para sua execução, portanto, conseguimos levá-la em diversas iniciativas municipais. Desde o início da oferta em Suzano, temos um retorno muito positivo dos usuários e a ideia é que possamos capacitar mais profissionais e expandir o atendimento”, reforçou.
Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a inclusão deste serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) tem o objetivo de complementar os métodos clínicos tradicionais e promover mais qualidade de vida de forma rápida aos munícipes. “É o primeiro ano que Suzano conta com este tratamento auxiliar que tem como foco o estresse e ansiedade, doenças que acometem grande parte da população. Aproveito para parabenizar todos os médicos e enfermeiros que se interessaram pela capacitação e agora são mais uma importante fonte de promoção do bem-estar suzanense”.
Para saber mais sobre a auriculoterapia e outras práticas integrativas disponíveis na rede municipal de saúde, o telefone disponível é (11) 4745-2094.