O Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, recebeu na segunda-feira (09) um encontro para formação de cerca de 50 delegados de municípios do Alto Tietê, visando à 7ª Conferência Estadual das Cidades, prevista para 27 e 28 de junho de 2025. A reunião, que contou com a presença do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, e do prefeito Rodrigo Ashicuhi, teve como objetivo sensibilizar os municípios participantes e reforçar a importância de integrar o congresso do ano que vem.
Além de Suzano, foram convocados representantes de Arujá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel. As delegações presentes contaram com delegados e suplentes que representam gestores; administradores públicos; legislativos municipais; movimentos populares; trabalhadores; empresários; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; conselhos profissionais; e Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas ao planejamento urbano e pautas habitacionais.
A 7ª Conferência Estadual das Cidades terá como objetivo reconhecer as dinâmicas e necessidades que cada município tem na área habitacional para nortear a gestão na elaboração de políticas públicas e direcionamento de investimentos de forma mais eficiente. Além disso, ela servirá para identificar e mitigar vulnerabilidades territoriais favorecendo o planejamento e a gestão do território paulista.
“Minha presença é muito mais para agradecer pela participação das cidades. Não existe conferência sem conferencista, e ele é a sociedade. Queremos chegar nos dias 27 e 28, no Memorial da América Latina, e mostrar como nos conhecemos. Obrigado por estarem aqui e por fazerem parte disso conosco”, declarou o subsecretário Police Neto.
O diretor de Habitação, Miguel Reis, reafirmou o compromisso de Suzano com a conferência e agradeceu aos delegados presentes. “Estamos falando de um assunto que impacta não só nossa cidade, mas o Alto Tietê como um todo. Quando o Estado direciona recursos voltados ao planejamento urbano, nossas ações em Suzano também podem afetar outros municípios. Ver que tantos delegados se comprometeram a participar desta reunião nos deixa otimistas e certos de que teremos grande aderência à essa conferência”, declarou.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi agradeceu pela presença de Police Neto e pediu a participação de todos os convocados. “O impacto de uma conferência como essa será enorme para nossa região. É exatamente por isso que tivemos a presença do subsecretário. Entendemos que Suzano hoje é referência em planejamento urbano e sabemos que isso é uma demanda importantíssima para todas as cidades. Agradeço por ele estar aqui em nosso município e espero que o Alto Tietê compareça de forma significativa no congresso”, finalizou o chefe do Poder Executivo suzanense.
Também participaram do evento o secretário municipal de Governo, Alex Santos; o coordenador da Subsecretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alexandre Gomes; o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, Daniel Teixeira de Lima; o secretário de Sustentabilidade de Biritiba Mirim, Marcel Mendonça; a assessora da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, Suely Guerreiro; o secretário de Planejamento de Itaquaquecetuba, Alexandre Feijó; o secretário de Urbanismo de Mogi das Cruzes, Cláudio Rodrigues; e a diretora técnica de Social de Jacareí, Maria Lúcia Almeida.