Home Cidades Suzano sedia treinamento para agentes de Defesa Civil da Grande São Paulo

Suzano sedia treinamento para agentes de Defesa Civil da Grande São Paulo

por Redação Gazeta Popular

Ao todo, 133 profissionais de 19 municípios estiveram nas instalações do Tiro de Guerra, onde receberam orientações sobre combate a queimadas para a ‘Operação Estiagem’_

O treinamento dos agentes de Defesa Civil da Região Metropolitana de São Paulo para a “Operação Estiagem” – iniciativa de prevenção e combate a queimadas de junho a setembro – foi realizado em Suzano nesta quinta-feira (20/04). Nas instalações do Tiro de Guerra, 133 agentes de 19 municípios do entorno da capital paulista receberam orientações referentes ao acionamento do plano de contingência para situações de risco, com reforço do protocolo para atuação de aeronaves e prática das técnicas de combate a incêndio. O prefeito Rodrigo Ashiuchi oficializou a abertura do encontro, que contou com uma apresentação do diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente-coronel Rinaldo Araújo Monteiro, responsável pela organização das atividades.

 

A cerimônia inicial foi conduzida pelo tenente Caio Veneziani, que integra a Divisão de Preparação da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Por ele foram convidados para integrar a mesa de autoridades, além do prefeito Ashiuchi e do tenente-coronel Araújo Monteiro, o secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva; o coordenador da Defesa Civil na região de Guarulhos e Alto Tietê, tenente Diego Tonon; e o diretor da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler, cuja equipe também estava representada pelos coordenadores Viviane Raquel e Iraquitan Fernandes, além dos agentes Osvaldo Gimenes, Cléverson Antônio, Maurício Marinho dos Reis, Paulo César Lopes e Cleiton Barros de Almeida. O anfitrião do evento foi o 1º sargento Fabrício Manckel, instrutor do Tiro de Guerra de Suzano. Também marcou presença o 1º tenente da Polícia Militar Ambiental Edson Alves de Lima.

 

Além dos órgãos representados pelos nomes citados, houve participação do Corpo de Bombeiros durante a parte prática das atividades da oficina preparatória, para reforçar procedimentos sobre o combate ao fogo em matas. O embasamento para as ações de mitigação dos danos causados no período de seca foi proporcionado por ensinamentos teóricos acerca do monitoramento de áreas de risco, conhecimentos a respeito da Umidade Relativa do Ar (URA) e instruções quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

O tenente Diego Tonon, da coordenação regional da Defesa Civil no Alto Tietê, destacou que Suzano tem conseguido trabalhar com eficiência no suporte à população. “A gente acompanha o trabalho que é desenvolvido no município e temos visto uma Defesa Civil estruturada, com uma equipe bem treinada. A organização interna e a integração com outros municípios são fundamentais para minimizarmos incidentes. As ações de monitoramento, tanto no período das chuvas, quanto agora, no período mais seco do ano, salvam vidas e protegem o meio ambiente”, ressaltou Tonon.

 

O diretor da Defesa Civil de Suzano falou sobre a representatividade de o treinamento ser realizado na cidade. “Temos uma ótima relação com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil – a Redec 3 – e também com a Secretaria da Casa Militar, que define as ações da Defesa Civil em todo o Estado de São Paulo. Com essa forte ligação que criamos com o comando da Defesa Civil, em todos os seus graus, tivemos a honra de receber esse treinamento, que valoriza o município e o trabalho que é feito por toda a nossa equipe.”, afirmou Antônio Wenzler.

 

O secretário interino de Segurança Cidadã disse que a Defesa Civil de Suzano, assim como as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), tem cumprido um papel muito relevante de vigilância em todo o município. “A população tem visto que nossas equipes têm atuado com muita responsabilidade e competência. Não à toa Suzano é uma referência na Grande São Paulo. Nosso trabalho é reconhecido pelos representantes do governo estadual, pois estamos sempre preocupados em manter nossos agentes capacitados”, avaliou Afrânio Evaristo da Silva.

 

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo cumprimentou os agentes pela presença no treinamento e elencou algumas medidas que deverão ser implementadas pelo órgão. “É uma satisfação estar aqui e falar para tantos agentes, o que reflete a integridade do nosso sistema. Parabenizo o esforço de todos e destaco o ambiente favorável que foi proporcionado para realizarmos esse treinamento. Temos nos empenhado para garantir as melhorias para o trabalho do dia a dia, com fornecimento de viaturas, novos sistemas de comunicação junto à população e busca por equipamentos modernos que possam aumentar a precisão do monitoramento climatológico”, pontuou o tenente-coronel Rinaldo Araújo Monteiro.

 

Trabalho conjunto

 

O prefeito de Suzano reforçou a necessidade de se trabalhar em conjunto para garantir resultados expressivos em situações de emergência. “Quando fui presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), vi o quanto é importante trabalharmos em conjunto. Nossa região tem buscado trocar conhecimento para que possamos ajudar a população nos momentos adversos. Nesse dia de ensinamentos, em que temos aqui representantes de tantos municípios, é uma grande oportunidade para fortalecermos essa unidade e nos prepararmos para essa ação tão importante iniciativa que é a ‘Operação Estiagem’. Sabemos dos problemas climáticos que estão se apresentando para nossa sociedade, mas também sabemos da nossa capacidade de ajudar as pessoas”, enfatizou Rodrigo Ashiuchi.

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Postagens relacionadas