Home Cidades Suzano vacina 5 mil pessoas contra a Covid-19 em um único dia

Suzano vacina 5 mil pessoas contra a Covid-19 em um único dia

por Douglas Spada

Campanha do último sábado (08/05) registrou recorde de imunização

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado (08/05) a imunização dos idosos maiores de 60 anos, chegando a cinco mil aplicações da vacina Oxford/AstraZeneca em um único dia. O atendimento registrou recorde de vacinação contra a Covid-19 em Suzano, que agora contabiliza 43.326 pessoas imunizadas com a primeira dose e 21.952 com a segunda, totalizando 65.278 aplicações na cidade, desde janeiro.

O trabalho das equipes de Saúde ocorreu de maneira descentralizada, nos três polos de imunização, sem intercorrências. Apesar do grande fluxo de pessoas, a logística traçada pela pasta garantiu atendimento rápido e seguro a todos aqueles que compareceram à ação especial, que teve como público prioritário os idosos de 61 e 60 anos.

O polo que recebeu mais pessoas foi a Arena Suzano, com 3.338 imunizados, sendo 1.887 munícipes atendidos dentro do ginásio e 1.451 no sistema drive-thru. A unidade de referência para o distrito de Palmeiras, a Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva, recebeu 855 suzanenses. Já o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido, destinado ao acolhimento da região norte, garantiu a vacinação de 807 pessoas. Deste total de cinco mil atendimentos, 4.985 foram para a primeira dose e 15 para a segunda aplicação daqueles que ainda não haviam sido contemplados.

Nos locais, as mulheres que recebiam a aplicação também ganhavam um cartão especial em homenagem às mães suzanenses. A dona Anadir Nunes, por exemplo, foi à Arena Suzano e, além da vacina, ganhou uma muda do Viveiro Municipal Tomoe Uemura. Foram mais de 800 plantas distribuídas às imunizadas.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a operação foi um sucesso, em uma grande força-tarefa das equipes. “Viemos de uma semana intensa, com a vacinação dos trabalhadores de Saúde e de Educação, além dos idosos de 62, 61 e 60 anos. Ao todo, de quarta-feira a sábado, foram 10.379 atendimentos, sendo 6.511 aplicações na primeira dose e 3.868 na segunda. A pandemia e a campanha de imunização contra a Covid-19 tem sido um grande desafio para a Saúde, que se supera a cada dia, contando com a força e dedicação de profissionais comprometidos com o bem-estar da população”, declarou. 

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi, que também esteve presente na vacinação, lembrou da importância do trabalho de combate à pandemia em todas as frentes da administração pública. “Temos grande preocupação com a disseminação do vírus. Além da Saúde, estamos firmes com as equipes de Segurança Cidadã e de Posturas para evitar festas e aglomerações desnecessárias. No último final de semana acabamos com uma festa clandestina, com mais de 350 pessoas. Esse tipo de atitude não será tolerada, não é momento de celebração. Mesmo com o avanço da vacina, não podemos descuidar. O vírus continua circulando, é nosso dever evitar que mais pessoas adoeçam, mas precisamos da colaboração de todos”, pontuou.

A previsão é de que a imunização em Suzano avance com a contemplação da primeira dose para pessoas com deficiência e comorbidades, conforme novo lote enviado ao município. Todas as informações sobre o cronograma de vacinação são atualizadas no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br) e nas redes sociais: no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano), com ampla divulgação. Em caso de dúvida, a Vigilância Epidemiológica pode ser consultada diretamente pelo telefone (11) 4745-2035.  

Vice-prefeito imunizado

Ainda neste sábado (08/05), o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, de 60 anos, foi contemplado com a primeira dose da AstraZeneca. “Fico feliz com a imunização avançando e chegando em milhares de famílias de Suzano, do Estado e do País. Aguardei minha vez, vim à arena e recebi a primeira dose. Agradeço a todos os profissionais da prefeitura pelo trabalho, principalmente os da Saúde”, concluiu.

Postagens relacionadas