Também foi confirmado o nome de Wagner Rosário, atual ministro da Controladoria-Geral da União, para o cargo de Controlador Geral do Estado
O governador eleito Tarcísio de Freitas confirmou na terça-feira (13) novos nomes para a futura administração estadual a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Entre os cargos mais aguardados, o economista Samuel Kinoshita foi anunciado como secretário estadual da Fazenda e Planejamento. Ele foi braço direito do ministro da Economia Paulo Guedes entre 2019 e 2021.
“O Samuel foi da equipe do Paulo Guedes, nos acompanha desde o início da nossa campanha e esteve no desenvolvimento do nosso Plano de Governo”, destacou Tarcísio de Freitas. “A secretaria vai envolver as áreas de Planejamento, Orçamento, Receita e Tesouro”, disse.
Tarcísio também apontou o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Wagner Rosário como o próximo Controlador-Geral do Estado de São Paulo. À frente da CGU, Rosário atuou diretamente em investigações de combate à corrupção junto a órgãos de defesa. “A ideia é reproduzir a estrutura da CGU, ou seja, com uma área dedicada ao controle interno, uma corregedoria, questões estratégicas e ouvidoria”, explicou o governador eleito.
Além deles, foi anunciada ainda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que será comandada pelo deputado federal Guilherme Derrite e que terá como secretário-executivo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves. “Tenho certeza de que juntos vamos começar a dar o exemplo de integração entre as polícias. Queremos fortalecer a figura do comandante geral da PM e delegado geral da Polícia Civil”, avaliou o futuro secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.
*Samuel Kinoshita, Secretário Estadual da Fazenda e Planejamento*
Foi assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes de 2019 a 2021 e é membro do conselho fiscal do Banco do Brasil desde 2020. É graduado em economia pelo Insper, mestre em economia pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) e mestre em estatística pela Columbia University (Nova Iorque). Trabalhou em gestão de investimentos e consultorias econômicas, como BTG Pactual, Kapitalo Investimentos, Bozano Investimentos e Ideias Consultoria.
*Wagner de Campos Rosário, Controlador Geral do Estado*
Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) desde junho de 2017, é graduado e pós-graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, respectivamente, e é mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha). Foi o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da instituição. Na Controladoria, trabalhou em diversas investigações conjuntas de combate à corrupção em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.
*Delegado Osvaldo Nico Gonçalves – Secretário-Executivo da SSP*
Atual Delegado Geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, iniciou a carreira como Investigador de Polícia e em 1992, se tornou Delegado de Polícia. Fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais – GOE, da Polícia Civil do Estado de São Paulo e foi o primeiro Delegado de Polícia Piloto desta unidade especializada. Criou o GRUPO ANTI-BOMBAS, no GARRA/DEIC, direcionado a esclarecimentos de crimes de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos e o GRUPO DE MOTOS, no GARRA/DEIC. Também desempenhou trabalhos relevantes à frente da Delegacia e da Divisão de Atendimento ao Turista – DEATUR e na condução do extinto Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas – DECADE, como Delegado de Polícia Diretor. Em 2019, tornou-se o primeiro Diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE).
*Cássio Araújo de Freitas – Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo*
É bacharel, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Possui MBA em Economia e Inteligência Estratégica pela FIPE e especialização em Direitos Humanos. É bacharel em Educação Física pela Polícia Militar é especialista em Musculação e treinamento desportivo pela FMU. É Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atualmente comanda o Policiamento Metropolitano, que abrange 38 municípios. Possui diversas condecorações, entre as quais: láurea de Mérito Pessoal em 1 grau, Medalha da ROTA, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha do Mérito Comunitário.
*Delegado Artur José Dian, Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo*
Ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo, em 1993, no cargo de Investigador de Polícia, onde exerceu funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP); na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos; no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/GARRA-DEIC e, por último, na Delegacia de Extorsões. No ano de 1999, ingressou como Delegado de Polícia, exercendo suas funções em três distritos policiais, sendo designado à Divisão Antissequestro (2000 a 2012). Em seguida, atuou por dois anos como Delegado de Polícia Supervisor do GARRA. De 2014 a 2021, no Grupo Especial de Reação/GER, trabalhou como Delegado de Polícia Supervisor. No início de 2022, passou a exercer a função de Delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Operações Especiais/DOE e em maio desde ano, nomeado Delegado de Polícia Diretor do DOPE.
*Coronel Henguel Ricardo Pereira – Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil*
Pós-graduado em Engenharia Civil e formado em Direito, ingressou na Polícia Militar em 1989. Cursou mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar. Também chefiou a Defesa Civil e integrou o Comando de Policiamento de Choque, o Corpo de Bombeiros e a Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública, exercendo o Comando de Policiamento de Área 3 – Zona Norte.
*Assessoria de Imprensa | Governo de Transição – Tarcísio de Freitas*