Home Cidades Tarcísio de Freitas lança o Radar Anticorrupção que vai detectar, prever e combater a corrupção em SP

Tarcísio de Freitas lança o Radar Anticorrupção que vai detectar, prever e combater a corrupção em SP

por Redação Gazeta Popular

O Governo de SP lançou nesta quarta-feira, 3, o Radar Anticorrupção. O programa prevê uma série de medidas para aprimorar os mecanismos de detecção, prevenção e combate à corrupção, fraudes e desvios éticos na administração estadual.
Entre os decretos assinados pelo governador Tarcísio de Freitas e o Controlador Geral do Estado, Wagner Rosário, estão os que criam o Plano Estadual Anticorrupção, o Plano Estadual de Promoção da Integridade e o Comitê de Combate à Corrupção.
Outra ação foi uma resolução conjunta entre a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que estabelece regras para acordos de leniência para empresas envolvidas em atividades ilícitas.
Rosário destaca que um dos principais objetivos é conscientizar os servidores sobre a importância de gerir riscos de integridade.
Uma pesquisa interna realizada pela CGE com mais de 17 mil servidores detectou que, embora a maioria afirme que já ouviu falar sobre integridade, 88% nunca tomaram conhecimento de alguma campanha de conscientização sobre o tema. Além disso, 65,5% não conhecem o canal apropriado para fazer uma denúncia.
O Plano Estadual de Promoção da Integridade também prevê princípios e diretrizes que serão aplicados pela administração paulista para que cada órgão da gestão estadual estabeleça seus próprios núcleos de integridade.
O Radar Anticorrupção é uma estratégia e um compromisso do Governo do Estado de São Paulo para estruturar, executar e monitorar medidas concretas de prevenção, detecção e punição à corrupção, fraudes e desvios éticos. “Não tenho dúvida, estamos promovendo um legado; vamos criar a cultura de governança e de combate a corrupção. Estamos lançando agora um plano com 83 ações. É um plano vivo, que traz prazos de implementação de normas e de ações operacionais que darão suporte a essas normas. O cidadão vai poder acessar todas as ações e saber tudo o que está sendo feito em São Paulo na luta contra a corrupção, a fraude e os desvios éticos”, destacou o governador durante o lançamento do programa.

Postagens relacionadas