A partir desta quinta-feira, 11, Taubaté amplia a rede de atendimentos para casos suspeitos e leves do vírus da dengue. O Pronto Atendimento Cecap passa a ser a segunda unidade de referência do município, assim como o Pronto-Socorro Central, para onde serão encaminhados os casos graves.
A iniciativa da Prefeitura de Taubaté amplia a oferta de atendimentos para pacientes com sintomas da doença, reduzindo o tempo de espera na unidade.
Outras ações vêm sendo estudadas e negociadas, como a contratação de mais médicos, entre outros profissionais.
A Secretaria de Saúde aumentou o quadro de profissionais que atuam diariamente na unidade, com a contratação de mais um clínico geral por plantão, contratação de mais quatro técnicos de enfermagem, além dos pediatras e outros médicos que já trabalham no Pronto Atendimento.
AMPLIAÇÃO
A unidade foi ampliada e, para a execução das obras, foram investidos cerca de R$ 600 mil, provenientes de emendas parlamentares municipais.
O novo espaço foi finalizado e conta com área de recepção, salas de triagem, de espera e observação infantil com banheiro. Já na antiga recepção está em andamento a construção de dois banheiros e um corredor para a ligação dos dois espaços.
As ações visam melhorar a infraestrutura do prédio e a qualidade dos serviços de saúde, além de oferecer mais comodidade aos pacientes que buscam atendimento.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
No dia 20 de fevereiro, a Prefeitura de Taubaté declarou situação de emergência e alerta epidemiológico em razão do número elevado de notificações dos serviços de saúde, públicos e privados, para quadros clínicos de dengues informados à Vigilância Epidemiológica Municipal.
Desde então a Secretaria de Saúde vem adotando diversas medidas, associadas ao trabalho já desenvolvido ao longo de todo o ano, pelo CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.