Totens de videomonitoramento interligados ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga – COIBE auxiliaram guardas civis municipais em patrulhamento a identificar um homem de 40 anos acusado de atos de vandalismo a estabelecimentos bancários e comerciais na região central da cidade. A equipe de inteligência do COIBE já estava em modo de busca ao suspeito. A captura aconteceu por volta do meio dia de segunda-feira, 4, pela Guarda Municipal na faixa de areia da Praia da Enseada.
O acusado foi encaminhado à Delegacia de Bertioga, onde prestou depoimento e confessou os 5 atentados flagrados pelas imagens, prontamente cedidas as autoridades competentes. Ao todo foram depredados três bancos e dois comércios, sendo uma imobiliária e uma ótica, todos na Avenida Anchieta. Os crimes aconteceram nas noites de 7, 23 e 24 de agosto.
A qualidade das imagens e a percepção da equipe da Guarda Civil Municipal – GCM em identificar o suspeito foram destacadas pela secretária de Segurança e Mobilidade Thalita Walperes. “Nossos guardas são muito competentes e isso somado à eficácia do sistema do Coibe contribuiu para uma ação exata da equipe de rua. Todo o nosso material foi cedido às forças policiais que assumem o caso a partir de agora”, disse.
Centro Operacional
A central do Coibe conta atualmente com mais de 800 câmeras e 39 totens devidamente distribuídos em pontos estratégicos do município. As imagens são compartilhadas automaticamente com as policias Militar e Civil. O efetivo da GCM de Bertioga conta atualmente com cerca de 84 guardas, e nos próximos meses estará entre os maiores da Baixada Santista no cálculo por habitante, com a contratação de 100 novos GCMs, entre homens e mulheres, aprovados no último concurso, realizado em maio que está em andamento.