A importância do trabalho colaborativo na constituição do Plano Educacional Individualizado (PEI) foi o tema do encontro deste mês para Profissionais de Apoio, que atuam nas escolas municipais de Mogi das Cruzes. Realizada na última sexta-feira (25), a formação faz parte do ciclo formativo anual desenvolvido pelo Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.
A palestrante foi a professora Rosangela Miranda de Souza Silva, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) dá EM Carlos Alberto Lopes, no Mogilar. Ela apresentou de forma prática e teórica o “Projeto Consultoria Colaborativa – Descomplicando o Plano de Desenvolvimento Individual ou Plano Educacional Individualizado (PEI)”.
A partir de sua experiência na unidade escolar, a professora, que também é Mestra em Educação, apresentou aos profissionais de apoio como eles podem contribuir com a construção do PEI junto à comunidade escolar. A formação é organizada pela Divisão de Apoio à Inclusão Escolar do departamento, que também conta com plantões de dúvidas e atendimento nas escolas.
Além da palestra, os profissionais participaram da formação continuada em Educação Especial e Inclusiva realizada pela Foccus Educação e Tecnologia. A programação também atende a equipe de especialistas da Emesp Profª Jovita Franco Arouche e do departamento, além dos professores das turmas regulares da rede municipal de ensino.