As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Antônio Nhan e Santo Antônio promoveram uma ação com crianças e jovens atendidos pelo posto com foco na questão do bullying. O tema foi abordado a partir de uma percepção dos profissionais nos atendimentos psicológicos.
A equipe que realizou a ação é formada por psicólogo, educador físico, fisioterapeuta e nutricionista. O bullying foi elencado como uma queixa das crianças e, em alguns casos, está ligado com situações de agressividade.
A atividade desenvolvida possibilitou um momento de reflexão junto com as crianças para compreender as opiniões e visão deles sobre o assunto. No exercício, elas desenham de acordo com a sua opinião e respondem algumas perguntas sobre o que acham, como se sentem, as dificuldades de pedir ajuda e o que gostariam que mudassem.
De acordo com a equipe de saúde, a atividade permite explicar sobre os tipos de bullying e as alternativas para buscar ajudar e identificar os comportamentos. Também é por meio dos desenhos feitos por eles que é explicado porque não pode agir com agressividade e qual o papel do espectador para auxiliar a pedir ajuda.