Home Cidades Unidades 24h de Itaquá recebem tendas externas para atender pacientes com síndrome gripal

Unidades 24h de Itaquá recebem tendas externas para atender pacientes com síndrome gripal

por Douglas Spada

As duas unidades de urgência e emergência de Itaquaquecetuba agora possuem um fluxo diferenciado para o atendimento de pacientes com sintomas gripais. A Secretaria Municipal de Saúde montou duas tendas e um trailer na área externa do Centro de Saúde 24h, na Vila Zesuina, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Caiuby, para fazer a triagem de pessoas com suspeita de Covid-19, H3N2 ou qualquer outra síndrome gripal.

Debaixo das tendas, o paciente que apresentar sintomas como tosse, febre, dor de cabeça ou coriza, passa pela triagem e faz a ficha. Depois disso, um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem o atendem no trailer. O paciente fará o teste rápido de antígeno para confirmar ou descartar a possibilidade de estar com Covid-19.

Se der positivo, o médico prescreve a medicação, dá um atestado de 10 dias para que ele fique isolado e o dispensa. Se der negativo, o profissional também prescreve a medicação adequada e o libera. Se os sintomas de gripe persistirem, a orientação é procurar novamente alguma unidade de saúde para a realização de exames mais específicos.

A ideia é que além de dar agilidade ao atendimento, pacientes com Covid-19 não corram o risco de infectar outros dentro das unidades. “A demora no atendimento não é um problema apenas na rede pública, mas também na rede particular por conta do aumento de casos de gripe e de Covid-19. Se o paciente entra em uma unidade lotada, a possibilidade de contágio é maior. Para evitar isso, montamos as estruturas na parte externa”, explicou o prefeito Eduardo Boigues. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Morro Branco também estão recebendo a mesma estrutura para o atendimento.

O prefeito e a nova secretária de Saúde, Ariana Julião, estiveram no CS 24h e na UPA na noite da última quarta-feira (12) após a montagem das tendas e do trailer para acompanhar o atendimento e ouvir os munícipes. “Às 19h iniciamos o atendimento para síndrome gripal do lado externo dos equipamentos 24h. Em um espaço mais arejado e amplo, conseguiremos evitar a aglomeração que ocorria dentro das unidades. Todos os pacientes serão testados para Covid-19 e todos sairão com a medicação dentro da sua síndrome, seja Covid-19 ou gripe”, acrescentou a secretária.

Os testes para Covid-19 realizados em todas as unidades de saúde municipais são os rápidos de antígeno, destinados a pacientes que apresentem sintomas de gripe, e o resultado sai em 15 minutos. O PCR também é realizado, mas este depende da análise e retorno do Instituto Adolfo Lutz, que geralmente ocorre de sete a dez dias. A rede municipal não dispõe de testes rápidos para influenza e somente os casos classificados como SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) o IAL realiza a análise para influenza.

Postagens relacionadas