Interessados podem concorrer às vagas para o 2º semestre de 2023; em Suzano, estudantes terão oportunidade de assistir as aulas no Saspe
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre as inscrições para o vestibular de ensino superior do segundo semestre de 2023 a partir desta segunda-feira (06/02). Os cadastros para realização das provas da instituição, que conta com um polo em Suzano por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), devem ser feitos pelo site vestibular.univesp.br até as 23h59 do dia 30 de março.
A prova classificará 150 estudantes obrigatoriamente formados no ensino médio para nove cursos oferecidos, independentemente da idade do estudante. Os candidatos terão de preencher a ficha de inscrição ao responder o questionário socioeconômico, indicando CPF, dados pessoais e, se desejarem, recorrer às edições de 2020, 2021 e 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para que estes resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final do vestibular. Por fim, é preciso pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 51,75 para efetivar a inscrição. Aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), é possível ter isenção no pagamento caso os dados sejam preenchidos até 23h59 desta quinta-feira (09/02).
Os estudantes podem optar por concorrer às vagas de três diferentes eixos de atuação, sendo estes licenciatura, na qual é possível optar entre os cursos de letras, matemática e pedagogia; computação, direcionados para ciência de dados, engenharia da computação ou tecnologia da informação (T.I.); e negócios e produção, dividida entre administração, engenharia de produção e tecnologia em processos gerenciais.
A prova, que reúne questões objetivas e uma redação, será realizada no dia 28 de maio, às 13 horas, ainda sem local definido. A formação será a distância, utilizando a plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas diversas. No caso dos suzanenses, o Saspe oferece salas com computadores exclusivos para este uso.
A dirigente do órgão, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, explicou que são oferecidos computadores e estrutura para aqueles que não puderem assistir às aulas em seu próprio equipamento. “Junto à Univesp, buscamos garantir uma oportunidade única e acessível de formação, conhecimento e preparo para o mercado de trabalho, tudo isso de maneira gratuita por meio de um ensino qualificado que, atualmente, capacita 586 alunos da nossa cidade”, reforçou.
Ensino on-line
A Univesp é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é a formação superior a partir de cursos na modalidade a distância (EAD), democratizando esse nível de ensino com qualidade e gratuidade. Em Suzano, a Univesp está presente desde 2017.