Início Cidades Vacimóvel nas Feiras de Diadema aplica 528 doses de vacinas no primeiro fim de semana

Vacimóvel nas Feiras de Diadema aplica 528 doses de vacinas no primeiro fim de semana

por Texto Divulgação

Para facilitar o acesso à vacinação e aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Diadema iniciou o Vacimóvel nas Feiras neste fim de semana. Foram aplicadas 528 doses de vacinas, sendo 509 contra influenza, 10 de febre amarela, seis contra Covid-19 e três SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

O veículo adaptado ficou estacionado em pontos de fácil circulação nas feiras de Piraporinha, no sábado (17/05), e do Centro, neste domingo (18).

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, esteve hoje na feira livre na Rua Manoel da Nóbrega para acompanhar a iniciativa e incentivar a população a se vacinar. O chefe do Executivo também aproveitou para tomar a vacina contra influenza.

“Domingo é dia de feira e agora também de vacinação. O Vacimóvel nas Feiras é uma grande força-tarefa, com integração entre Saúde e Segurança Alimentar, para propiciar vacinação nas feiras. A cada semana, o Vacimóvel estará em um lugar, que será anunciado nas redes sociais da Prefeitura. É uma ação muito importante para ficar com a carteira de vacinação em ordem e a saúde também. A vacina salva vidas”, destacou.

O Vacimóvel possui estrutura adequada para armazenamento das doses e aplicação de vacinas de forma ágil, segura e gratuita.

A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Segurança Alimentar. Acompanhe a programação do Vacimóvel nas Feiras no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Vacinas disponíveis
As vacinas protegem a população contra as doenças e reduz o risco de complicações. Os imunizantes disponíveis neste fim de semana fazem parte do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde.

O público-alvo que pode receber a dose contra influenza foi ampliado para todas as pessoas com idade a partir de seis meses na cidade.

A vacina contra febre amarela pode ser aplicada em crianças de nove meses a menores de cinco anos, com uma dose de reforço. Já para população entre cinco e 59 anos, a dose é única.

Já a dose contra sarampo está indicada para pessoas de 12 meses de idade a 59 anos e, em caso de surto, crianças menores de um ano a seis meses também podem ser vacinadas.

Durante a semana
De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão preparadas para receber a população e aplicar vacinas, de acordo com cada público-alvo. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Postagens relacionadas