A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba começa na segunda-feira (25) a vacinação de crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos contra a Covid-19. A campanha ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas unidades básicas de saúde. A medida segue as orientações do Ministério da Saúde.
São consideradas imunossuprimidas pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas com HIV/Aids.
“É mais um passo importante da vacinação em nosso município. A vacina já mostrou seu papel com tantas vidas salvas desde o início da campanha e, agora, nosso objetivo é ampliar ainda mais esse alcance”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião. É importante destacar que o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias.
Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e de vacinação, além de comprovante da condição de saúde como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com o descritivo da doença emitido em até 12 meses antes da data da vacinação.
“Muita alegria em anunciar o início da vacinação para as crianças de 3 e 4 anos. A medida é baseada em estudos técnicos dos profissionais da saúde e agora precisamos que a população faça a sua parte e leve as crianças para a imunização”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.