Home Cidades Vereador Edinho levanta discussão sobre Inclusão e acessibilidade em Poá

Vereador Edinho levanta discussão sobre Inclusão e acessibilidade em Poá

por Douglas Spada

Instituto Felipe Matheus e grupo Mães Azuis de Poá tiveram reconhecidos os relevantes serviços prestados na região do Alto tietê

 

Sensível às causas de inclusão e acessibilidade, o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves, o Edinho, presidente do Podemos em Poá e primeiro-secretário na Câmara Municipal, apresentou e teve aprovados Votos de Aplausos e Congratulações ao Instituto Felipe Matheus pela organização da festividade em prol às pessoas com deficiência e autistas, realizada no dia 10 de abril, na sede da entidade, bem como pelos relevantes serviços realizados no município.

“Integrar, incluir e adaptar devem ser as premissas quando o assunto é inclusão e acessibilidade. A legislação brasileira para o apoio às PCDs é extensa e passa pelas demandas de acessibilidade, cotas e várias outras questões. Assim, a inclusão de pessoas com deficiência é um desafio não somente para gestores, mas também para as empresas. Precisamos colocar em pauta o fomento às políticas públicas que garantam mais dignidade e qualidade de vida para essas pessoas. Pouco se sabe sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA), então temos de quebrar tabus”

O Instituto Felipe Matheus é uma associação de direito privado sem fins lucrativos voltados às atividades de assistência e/ou atendimento à saúde, física, mental e psicossocial direcionada literalmente para os portadores das patologias de: Paralisia Cerebral Crônica, Encefalopatia Crônica, Autismo, Síndrome de Down, lesão do sistema nervoso central.

Todos os pacientes atendidos pelo Instituto Felipe Matheus são de poder aquisitivo de baixa renda.

A entidade tem a finalidade de colaborar com as crianças especiais e seus familiares com apoio jurídico, assistência social, Neurologista, Pediatra, Psicólogo, Nutricionista, Psicopedagogia, Fisioterapia e Neuropsiquiatria.

Sob a presidência de Josenilda Maria Silva, carinhosamente conhecida como Neide e toda a equipe multidisciplinar, o Instituto Felipe Matheus tem feito a diferença em nosso município.

O parlamentar também parabenizou oficialmente com votos de Aplausos e Congratulações, o grupo Mães Azuis de Poá pela organização e participação da missa azul, em conscientização ao autismo, realizada em Itaquaquecetuba.

A Paróquia Santos Apóstolos, de Itaquaquecetuba, celebrou no sábado (09 de abril), a chamada “Missa Azul”, uma missa de inclusão para pessoas transtorno do espectro autista (TEA) e outras deficiências. Esta foi a segunda vez que a iniciativa foi colocada em prática e, agora, será realizada todo segundo sábado de cada mês.

A missa contempla o “Abril Azul”, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao tema.

Presidente do grupo das Mães Azuis, a advogada Andréia Dul, mobilizou ao lado de lideranças católicas a realização das missas que têm como objetivo principal dar mais conforto e tranquilidade aos responsáveis de crianças autistas e outras deficiências

 

Leis e Direitos

O vereador Edinho teve projetos aprovados na Câmara e sancionadas leis que vão ao encontro de políticas públicas que garantam os direitos das minorias.

Entre eles está o que autoriza o acompanhamento de intérprete de libras durante o pré-natal e o parto de gestantes com deficiência auditiva no âmbito do Município de Poá.

O parlamentar também é autor do projeto que resultou na lei que assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito à inclusão com atendimento por tradutor ou intérprete de libras nos órgãos e entidades da administração pública direta, indireta e fundacional e nas empresas concessionárias de serviços públicos do Município de Poá-SP.

Também é de iniciativa do vereador Edinho, a lei que institui o dia 18 de junho como dia municipal do orgulho autista.

A tradução por intérprete de LIBRAS nas sessões da Câmara figura como um dos pedidos do pacote de projetos que tratam da inclusão e da acessibilidade.

Postagens relacionadas