A Câmara de Suzano realizou na sexta-feira (13) a 68ª edição do “Vereador Por Um Dia” com aspirantes da Guarda Mirim. No Plenário da Casa de Leis, os jovens eleitos no Projeto Voto Consciente, desenvolvido todos os semestres pela entidade, fizeram juramento e foram diplomados de forma simbólica nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Cerca de 155 jovens que participaram do projeto acompanharam o evento da Galeria.
Nesta edição do Projeto Voto Consciente, os eleitos foram os aspirantes Gustavo Lopes de Abreu (prefeito), Vitor Hugo do Nascimento (vice-prefeito), Roberta de Araujo Medeiros, Emilli Moreira, Jullya Lopes e Yasmin Santos (vereadoras). Tendo conquistado 22 votos e sendo a parlamentar mais votada do projeto, Roberta de Araujo Medeiros assumiu a cadeira do presidente da Casa de Leis e chamou os demais eleitos para discursarem na Tribuna da Câmara.
Os eleitos
Prefeito eleito e empossado, Gustavo Lopes de Abreu disse que não dava muita importância para a política antes de participar do Voto Consciente. “O projeto me fez enxergar que nós decidimos qual é o nosso futuro e quem nos representa. Eu gostaria muito que as pessoas fizessem as decisões com consciência”, afirmou.
Vitor Hugo do Nascimento revelou estar sentindo ao mesmo tempo orgulho e responsabilidade por ter sido eleito vice-prefeito pelo Voto Consciente. “O projeto me mostrou que a política é muito mais importante e desafiadora do que parece a distância. E as decisões não foram fáceis: enfrentamos limitações de recursos, diferentes opiniões e a necessidade de priorizar. Aprendemos que é preciso ter foco e sensibilidade para fazer o melhor trabalho possível.”
Vereadoras
Por sua vez, a vereadora Emilli Moreira agradeceu a formação proporcionada pela Guarda Mirim com o projeto, que “prepara os jovens para serem cidadãos ativos e responsáveis, capazes de contribuir para uma comunidade e um futuro melhor para o nosso país”.
A também vereadora Jullya Lopes enalteceu que aprendeu com o projeto que a política não é uma competição, mas sim um trabalho para o povo. “Apesar da felicidade de ter ganhado, meu orgulho foi o conhecimento que adquiri aprendendo com os meus erros, acertos e, acima de tudo, a minha dedicação.”
Já a vereadora Yasmin Santos fez um agradecimento aos educadores da Guarda Mirim de Suzano e afirmou que o Voto Consciente vai além de ensinar sobre o processo eleitoral. “Ele busca despertar nos jovens o poder do voto e incentivá-los a participar ativamente da política, desde o debate de ideias até a cobrança daqueles que foram eleitos para representá-los”, explicou.
Por fim, a vereadora mais votada, Roberta de Araujo Medeiros disse que o Voto Consciente foi um projeto de aprendizado e de troca entre os aspirantes e os educadores. “O Voto Consciente busca conscientizar os alunos que o voto é um degrau para o futuro, um passo para a mudança. Quando você está votando, deposita a sua confiança em um representante, então você tem que votar de forma consciente para o progresso acontecer.”
Solene
Na quinta-feira (12), A Câmara de Suzano realizou uma sessão solene para entregar o Título de Empresa Cidadã à Atlântico Vidros, representada pelos proprietários Zeti e Marcos de Souza.