A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou na quinta-feira (3) o I Seminário sobre Hortas Comunitárias, com o objetivo de debater o Projeto de Lei n°86/2023, que institui o “Programa Hortas Comunitárias” no âmbito do Município.
O evento teve como anfitrião o vereador Johnross (PODE), presidente da Comissão Permanente de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae e autor do PL n° 86/2023. A proposta visa impulsionar a agricultura urbana sustentável, a fim de garantir alimentação de qualidade e acessível aos cidadãos do Município.
A intenção é que a medida proporcione vantagens individuais e coletivas como melhorias educacionais, de saúde, garantia da segurança alimentar, fomento ao convívio social, maior sustentabilidade ambiental e benefícios econômicos para o orçamento das famílias.
O programa foi planejado para ser focado no cultivo de alimentos orgânicos, ficando proibido o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos.
Participaram do Seminário a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Amélia Fernandes, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida, a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, além de representantes do Consea (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).
Johnross acredita que as hortas comunitárias darão um salto no bem-estar da população. “Estamos trabalhando para aprovar esse programa na nossa cidade. Ele pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com muita força, especialmente para aqueles em maior situação de vulnerabilidade. Queremos construir uma Mogi das Cruzes mais saudável, justa e fraterna”.
Felipe Almeida, secretário de Agricultura, disse que o Executivo é favorável à ideia. “É uma satisfação estar presente nesta Casa de Leis. A agricultura urbana é uma realidade atual, e a Prefeitura está aberta à ideia. Ficamos à disposição”.
José Valverde, também professor e consultor do gabinete da Prefeitura para Assuntos Especiais, falou sobre o Impacto das Hortas Comunitárias na Saúde, Segurança Alimentar e Comunidade.
“Fico muito entusiasmado com essa ideia. A agricultura urbana está ganhando espaço em lugares inusitados: uma pequena varanda, uma praça, um pequeno vaso etc.”