Home Cidades Vigilância em Saúde de Guararema realiza captura de amostra de carrapatos para análise em laboratório

Vigilância em Saúde de Guararema realiza captura de amostra de carrapatos para análise em laboratório

por Douglas Spada

Ação ocorreu em locais de incidência de capivaras. Captura foi efetivada por meio de armadilhas

Em continuidade à campanha de conscientização contra a infecção por carrapatos, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, junto à Diretoria de Meio Ambiente, nesta terça-feira (10), a Ilha Grande e o Recanto Américo (Pau D’Alho) receberam ações preventivas sobre o tema.

Foi realizada a captura de carrapatos com armadilhas com gelo seco que liberam gás carbônico (CO2) nos locais próximos à beira do rio, e com maior movimento de capivaras, que ocasionalmente servem como hospedeiras de carrapatos transmissores de doenças.

Após a coleta, a Vigilância em Saúde encaminhou as amostras para análise no Instituto Biológico. O objetivo da análise é, no laboratório, detectar por exames moleculares a presença de bactérias causadoras de doenças, como a febre maculosa, por exemplo. 

“Sabemos que o carrapato-estrela é o transmissor da febre maculosa no Brasil e, por conta disso, precisamos realizar o monitoramento das áreas de maior incidência das capivaras, que abrigam esses carrapatos”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “Com a coleta dos carrapatos, a gente quer identificar, em laboratório, a presença destas bactérias, para dimensionarmos as ações que são necessárias”, completa. 

Ação de conscientização

No início de novembro, a ação de conscientização contra a contaminação por carrapatos foi ampliada em Guararema. Agentes da Prefeitura de Guararema deram início à entrega de panfletos informativos com dicas e recomendações para evitar o contato com os carrapatos que, por vezes, podem transmitir doenças.

Diversos bairros de Guararema receberam a visita dos agentes, principalmente aqueles que margeiam o Rio Paraíba do Sul.

Além disso, placas informativas foram instaladas em pontos turísticos de Guararema, como a Ilha Grande e o Pau D’Alho. As placas informam sobre a necessidade de caminhar nas trilhas de ambos os parques, sobre a importância de não ter contato com as capivaras, hospedeiros dos carrapatos, e outras importantes recomendações.

Postagens relacionadas