A Câmara Municipal de Bertioga receberá nesta terça-feira (28), a secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Sonaira Fernandes, para debate aberto sobre os mecanismos de defesa às vítimas de violência doméstica.
O evento, denominado Protocolo Não se Cale, terá início às 14h30, com atividades em alusão aos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra à mulher”. O movimento é celebrado em todo país do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro, data da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A iniciativa é de autoria das vereadoras Elisângela Pedroso (Republicanos) e Renata Barreiro (PSDB). A secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, parabeniza a ação e ressalta a importância dos esforços pela defesa das mulheres vítimas de violência. “Quando se trata de garantir a segurança da mulher, todos nós estamos envolvidos, direta ou indiretamente. Porque são inúmeras etapas que exigem o comprometimento de todos para dar o suporte necessário. Por trás de uma mulher violentada, tem toda uma família desestruturada”, aponta.
Segundo a Chefe da Pasta, uma das medidas adotadas pelo município com relação ao enfrentamento do problema é a criação da Patrulha Maria da Penha. “O convênio já foi firmado com o Ministério Público, assinado pelo Procurador Geral e pelo nosso prefeito Caio Matheus, para atender às mulheres vítimas. A operação entra em funcionamento com o aumento dos quadros da GCM. Os novos agentes estão prontos para o treinamento”, anuncia.