Home Cidades Mogi das Cruzes comemora destaque como pioneira no Projeto Uma Escola Sustentável

Mogi das Cruzes comemora destaque como pioneira no Projeto Uma Escola Sustentável

por Texto Divulgação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes celebrou, na quarta-feira (11), a chegada do Projeto Uma Escola Sustentável na cidade, a primeira a receber a iniciativa no Brasil. A Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor, foi a escolhida pela organização sem fins lucrativos Tagma e está recebendo novos espaços e recursos sustentáveis com patrocínio da Fundação Norma e Leo Werthein, que lidera as ações de responsabilidade social Vrio.Corp – controladora da SKY Brasil e DIRECTV Latin America. A obra foi apresentada durante o evento para a comunidade, pais, voluntários, educadores, técnicos e autoridades.

A unidade escolar será uma referência em inovação e sustentabilidade, não só para outras escolas de Mogi das Cruzes e região, como para o Brasil. “Queremos transformar o Brasil a partir do Mogi. Acreditamos que se cada um de nós se posicionar como referência em algo transformador, podemos mudar a nossa casa, o nosso bairro, a nossa cidade, a nossa região e, por fim, o nosso país. Desejamos que essa transformação inspire outras cidades e, quem sabe, todo o Brasil”, disse o prefeito Caio Cunha.

No ano passado, Cunha participou da COP28 – Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, em Dubai, com mais 19 prefeitos de outras cidades do mundo. Mogi das Cruzes apresentou um projeto e foi selecionada para receber e a participação US$ 150.000 da Fundação Rockefeller para implementar políticas públicas. “Essa conquista é um reconhecimento do nosso trabalho e da nossa capacidade de transformar a realidade”, afirmou.

No evento, a secretária de Educação, Marilu Beranger, comemorou a chegada do projeto e sua importância para a rede municipal de ensino. “A felicidade é ainda maior por saber que esse projeto não beneficiará apenas os alunos presentes, mas todos os nossos 48 mil alunos terão a oportunidade de conhecer e se beneficiar desse intercâmbio”, disse. A titular da Pasta estava acompanhada pela secretária adjunta Mariane Prestes e ressaltou ainda entregas importantes realizadas neste ano, como a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita e a Escola Viva Jundiapeba Profª Marlene da Silva Maldonado.

A Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição foi selecionada entre cerca de 30 escolas no Estado de São Paulo. Com o projeto, a unidade escolar passa a fazer parte da rede de escolas sustentáveis, sendo a quinta a receber o projeto na América Latina. A rede reúne países, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

“A construção da Escola Sustentável Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição foi um projeto transformador. O projeto impulsionou a economia local e gerou um sentimento de orgulho e pertencimento na comunidade. Além disso, a participação ativa dos voluntários e dos moradores em diferentes etapas da construção fortaleceu o tecido social”, afirmou Darío Werthein, presidente da Fundação Norma e Leo Werthein, em sua participação no evento.

O presidente da SKY, Gustavo Fonseca também esteve presente. “Assim que a escola estiver pronta, ela também será nosso cliente e voltaremos para celebrar essa conquista. Agradecemos imensamente a oportunidade de participar deste projeto e esperamos que vocês aproveitem muito a nova escola”. No último dia 5, Dia Internacional do Voluntariado, a escola recebeu o apoio de mais 20 voluntários da empresa, que fizeram trabalhos de jardinagem, pintura e marcenaria.

Mais de 80 pessoas participam das obras na escola, dentre eles voluntários de diferentes países. A programação também incluiu um curso de construção sustentável. Para Martín Espósito, diretor do projeto Uma Escola Sustentável no Brasil pela Tagma, o engajamento de voluntários, técnicos, comunidade escolar, equipe da Prefeitura de Mogi das Cruzes faz a diferença do projeto. “Espero e desejo que esta escola se torne um símbolo, uma mensagem de que a verdadeira sustentabilidade não está nos painéis solares, nos edifícios, mas na magia que acontece quando as pessoas se unem para construir objetivos em comum. Talvez este seja o único caminho para transformar este mundo em um lugar melhor”.

No Brasil, a iniciativa é coorganizada pelo Instituto A Cidade Necessita de Você e apoiado pela Sem Muros. Pelo projeto, a escola está recebendo mais 210 m2 de área construída com quatro novas salas, sendo uma multiuso, uma de aula, de direção e a de professores, além de dois banheiros e a ampliação do refeitório. Foram instaladas placas fotovoltaicas para energia solar e unidade escolar está sendo revitalizada. A iniciativa inclui ainda um teto verde e um sistema de tratamento de água, separando as águas cinzas (de pias e chuveiros) das negras (vindas de vasos sanitários). Os espaços da horta foram ampliados.

O diretor da escola, Rodrigo Guedes, ressaltou a contribuição da inciativa para a escola. “Nossa escola, ainda em construção, segue em marcha rumo à sua concretização e solidificação como um espaço cada vez mais sustentável. Compreendi que as crianças da nossa comunidade sairão daqui carregando sementes de sustentabilidade e solidariedade para o mundo, falando diferentes idiomas, mas unidos pelo mesmo sentimento”. A escola atende 96 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Aluna do 5º ano, Heloísa Monteiro Canoleze, 11 anos, que se apresentou com os colegas de escola durante o evento, contou como foi sua participação no projeto. “Quando fomos selecionados para o projeto, ficamos muito curiosos para saber como seria o processo de construção na nossa escola. Juntos, com muita discussão com amigos, colegas e professores, desenhamos a nossa escola dos sonhos”. Ela participou de oficinas e ficou contente em visitar a escola nesta quarta-feira (11/12). “Ao visitar a escola hoje, percebemos a grande transformação, estou muito feliz com o resultado”, completou.

A professora Marilsa Mendes do Val, que acompanhou os alunos na apresentação, falou sobre as contribuições do projeto na aprendizagem dos alunos. “Há muitos anos, compreendemos a importância da conexão com o meio ambiente e a natureza, e já trabalhamos com isso. Agora, com este espaço ampliado, poderemos intensificar esse diálogo com nossos alunos. Estamos muito gratos por essa oportunidade”, disse.

O evento contou com a apresentação a Banda Escolar do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, de Jundiapeba, sob a regência de Jackson Felício Leandro. A escola faz parte do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes com gestão da Sinfônica Mogi. Estiveram presentes a vereadora e presidente da Comissão de Educação, Inês Paz e secretários municipais.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes

Postagens relacionadas