A Prefeitura de São José dos Campos abriu inscrições para seminário de conscientização e sensibilização sobre o uso de álcool e drogas, que será realizado nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, no Centro da Juventude, no Jardim América, na região sul.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário on line até quinta-feira (25), véspera do evento. Foram disponibilizadas 200 vagas.
Com o tema “Vida em Foco: Diálogos sobre Saúde e Substâncias”, o seminário será promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Divisão de Política sobre Drogas, vinculada ao Departamento de Promoção à Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Atenção às Drogas.
Terá palestras ministradas por representantes da Polícia Federal, em mais uma parceria do programa São José Unida, do Complexo de Saúde Mental Francisca Júlia e da Associação Freemind Brasil.
O seminário abordará a prevenção ao uso de álcool e drogas e o fortalecimento dos vínculos para o desenvolvimento humano. O objetivo é convidar a comunidade a olhar para suas metas e sonhos, entendendo as drogas como elementos prejudiciais.
Durante o evento, serão debatidos caminhos para o fortalecimento da autonomia de cada indivíduo.

Prevenção e enfrentamento
A Prefeitura tem ampliado as ações de prevenção, conscientização e enfrentamento ao uso de álcool e drogas. Neste mês foram realizadas, em parceria com as forças de segurança do programa São José Unida, blitze educativas nas portas de escolas municipais e unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Saiba mais aqui.
A Divisão de Política sobre Drogas desenvolve ações, atividades e eventos ao longo de todo o ano, com destaque para palestras, conversas com a comunidade e distribuição de folders e materiais informativos em locais de grande aglomeração de pessoas.
As secretarias municipais, dentro de suas áreas de atuação, também desenvolvem ações relacionadas à prevenção e enfrentamento ao uso de álcool e drogas.
São José possui, ainda, o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com representantes do poder público e da sociedade civil organizada. O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC


