Início Cidades Prefeitos e Petrobras se reúnem para planejar investimento bilionário e mais petróleo para a região de Macaé-RJ

Prefeitos e Petrobras se reúnem para planejar investimento bilionário e mais petróleo para a região de Macaé-RJ

por Douglas Spada
Em reunião com prefeitos e lideranças de oito municípios produtores de petróleo do Norte Fluminense e da Região dos Lagos, na manhã de terça-feira (23), o gerente-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Guilherme Sargenti, anunciou que a Petrobras vai investir 24 bilhões de dólares (cerca de 130 bilhões de Reais) na região nos próximos cinco anos. O aporte massivo representa uma nova era de expansão para a Bacia de Campos. O encontro consolida um canal direto de comunicação entre a estatal e as prefeituras, tendo como pauta central as “Perspectivas da Bacia Geológica de Campos”.

A iniciativa, liderada pelo prefeito de Macaé, Welberth Rezende, junto à Petrobras, busca mitigar gargalos logísticos e assegurar que o impacto econômico da produção de petróleo se reverta diretamente em qualidade de vida para as populações locais. “Nosso objetivo é alinhar o desempenho dos royalties ao salto de produção que esses investimentos trarão. Este é o momento crucial para os municípios planejarem políticas públicas sólidas e transformadoras para a nossa população”, afirmou o prefeito de Macaé.

O movimento foi endossado pelo representante da estatal, que destacou o ganho mútuo da parceria. “Esses aportes garantem a expansão do petróleo na região, criando a oportunidade ideal para que as gestões municipais estruturem um planejamento regional estratégico. Essa sinergia com os governos locais é o que nos permite ampliar, de forma expressiva, o nosso legado social na região”, destacou Sargenti.

Além de Macaé, participaram do encontro os prefeitos de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã, Cabo Frio e Rio das Ostras. Juntos, eles alinharam o cronograma de investimentos da companhia voltados à infraestrutura urbana, à atração de capital privado e à capacitação da mão de obra local para atender às demandas futuras.

A partir dessa previsibilidade financeira, os gestores municipais destacaram que a garantia dos recursos viabilizará um desenho técnico seguro para as metas governamentais dos próximos anos, focadas na diversificação econômica e no desenvolvimento urbano da região que concentra a Bacia de Campos.

O plano de investimentos apresentado por Guilherme Sargenti visa abrir novas frentes exploratórias na bacia que já opera há cinco décadas. A estratégia da Petrobras promove uma revitalização histórica do setor, consolidando o Estado do Rio de Janeiro em posição de liderança na geopolítica energética global.

Foto: Moisés Bruno

Postagens relacionadas