Início Cidades Caminho da Capacitação: Primeira-dama de Pindamonhangaba participa de encontro com presidente do Fundo Social de SP

Caminho da Capacitação: Primeira-dama de Pindamonhangaba participa de encontro com presidente do Fundo Social de SP

por Douglas Spada

Reunião no Palácio dos Bandeirantes avaliou os resultados do 21º ciclo do programa, que certificou 1,1 mil alunos na região de São José dos Campos

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, Patricia Amadei, participou na quarta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, de uma reunião de balanço do 21º ciclo do programa Caminho da Capacitação. Conduzido pela primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o encontro reuniu representantes de sete municípios da região administrativa de São José dos Campos para avaliar os resultados da iniciativa e discutir as próximas etapas do programa.
Em Pindamonhangaba, 40 alunos concluíram os cursos e receberam certificação profissional gratuita ao término do ciclo.
Na região, o 21º ciclo atendeu 15 municípios com a atuação de 22 carretas adaptadas como salas de aula itinerantes. Além das unidades móveis, o programa também ofereceu cursos em unidades fixas em 11 dessas cidades, ampliando o acesso à qualificação profissional. Ao longo da etapa, foram disponibilizados cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, beleza e bem-estar, mecânica, tecnologia, moda e cuidados com pets. Encerrado com cerimônia de formatura realizada em Pindamonhangaba no último dia 15, o ciclo certificou 1.151 alunos.
Durante a reunião, as representantes municipais compartilharam experiências sobre a execução das ações e os impactos da qualificação profissional nas comunidades atendidas. A agenda também permitiu avaliar os resultados do ciclo, identificar oportunidades de aprimoramento e alinhar as próximas etapas do programa.
Cristiane Freitas destacou a importância da parceria com as administrações municipais para a efetividade do programa. “O Caminho da Capacitação foi criado para levar oportunidades de formação profissional a diferentes regiões do Estado, sempre em parceria com os municípios e ouvindo as necessidades locais. Esse trabalho conjunto é fundamental para que os cursos cheguem onde mais importa: na vida das pessoas”, afirmou.
Para Patricia Amadei, a participação no programa trouxe resultados positivos para o município. “O Caminho da Capacitação tem transformado vidas ao levar oportunidades concretas de qualificação profissional para quem mais precisa. Em Pindamonhangaba, tivemos a alegria de certificar 40 alunos que agora estão mais preparados para ingressar no mercado de trabalho, empreender e buscar uma melhor qualidade de vida para suas famílias. Participar deste encontro de avaliação foi importante para compartilhar nossa experiência, conhecer os resultados alcançados em toda a região e fortalecer ainda mais essa parceria com o Governo do Estado, que tem levado capacitação e esperança para milhares de pessoas”, destacou.
Sobre o programa
Desenvolvido pelo Fundo Social de São Paulo, o Caminho da Capacitação oferece cursos gratuitos por meio de carretas adaptadas como salas de aula itinerantes, levando formação profissional a diferentes regiões do Estado. O programa incentiva o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Até o momento, a iniciativa já percorreu cerca de 300 municípios paulistas, alcançou todas as regiões administrativas e certificou 16,5 mil alunos em todo o Estado.
O programa integra o SuperAção SP, conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à promoção da autonomia financeira e à superação da pobreza.

Postagens relacionadas