Reunião no Palácio dos Bandeirantes avaliou os resultados do 21º ciclo do programa, que certificou 1,1 mil alunos na região de São José dos Campos

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, Patricia Amadei, participou na quarta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, de uma reunião de balanço do 21º ciclo do programa Caminho da Capacitação. Conduzido pela primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o encontro reuniu representantes de sete municípios da região administrativa de São José dos Campos para avaliar os resultados da iniciativa e discutir as próximas etapas do programa.
Em Pindamonhangaba, 40 alunos concluíram os cursos e receberam certificação profissional gratuita ao término do ciclo.
Na região, o 21º ciclo atendeu 15 municípios com a atuação de 22 carretas adaptadas como salas de aula itinerantes. Além das unidades móveis, o programa também ofereceu cursos em unidades fixas em 11 dessas cidades, ampliando o acesso à qualificação profissional. Ao longo da etapa, foram disponibilizados cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, beleza e bem-estar, mecânica, tecnologia, moda e cuidados com pets. Encerrado com cerimônia de formatura realizada em Pindamonhangaba no último dia 15, o ciclo certificou 1.151 alunos.
Durante a reunião, as representantes municipais compartilharam experiências sobre a execução das ações e os impactos da qualificação profissional nas comunidades atendidas. A agenda também permitiu avaliar os resultados do ciclo, identificar oportunidades de aprimoramento e alinhar as próximas etapas do programa.
Cristiane Freitas destacou a importância da parceria com as administrações municipais para a efetividade do programa. “O Caminho da Capacitação foi criado para levar oportunidades de formação profissional a diferentes regiões do Estado, sempre em parceria com os municípios e ouvindo as necessidades locais. Esse trabalho conjunto é fundamental para que os cursos cheguem onde mais importa: na vida das pessoas”, afirmou.
Para Patricia Amadei, a participação no programa trouxe resultados positivos para o município. “O Caminho da Capacitação tem transformado vidas ao levar oportunidades concretas de qualificação profissional para quem mais precisa. Em Pindamonhangaba, tivemos a alegria de certificar 40 alunos que agora estão mais preparados para ingressar no mercado de trabalho, empreender e buscar uma melhor qualidade de vida para suas famílias. Participar deste encontro de avaliação foi importante para compartilhar nossa experiência, conhecer os resultados alcançados em toda a região e fortalecer ainda mais essa parceria com o Governo do Estado, que tem levado capacitação e esperança para milhares de pessoas”, destacou.
Sobre o programa
Desenvolvido pelo Fundo Social de São Paulo, o Caminho da Capacitação oferece cursos gratuitos por meio de carretas adaptadas como salas de aula itinerantes, levando formação profissional a diferentes regiões do Estado. O programa incentiva o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Até o momento, a iniciativa já percorreu cerca de 300 municípios paulistas, alcançou todas as regiões administrativas e certificou 16,5 mil alunos em todo o Estado.
O programa integra o SuperAção SP, conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à promoção da autonomia financeira e à superação da pobreza.

