Home Cidades Viveiro Municipal de Suzano recebe mais de 6 mil visitantes em 2021

Viveiro Municipal de Suzano recebe mais de 6 mil visitantes em 2021

por Douglas Spada

Local foi reaberto ao público em setembro e já realizou a doação de cerca de 8 mil mudas de plantas 

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura, um refúgio cercado de fauna e flora em meio à cidade, é um dos pontos turísticos mais procurados pelos suzanenses. O local foi reaberto em 26 de setembro, após o avanço na vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), e já recebeu mais de 6 mil visitantes em três meses.

 

A equipe também realizou a doação de cerca de 8 mil mudas de plantas da estufa própria, auxiliando na arborização do município e levando cada vez mais cores e natureza às casas e bairros de Suzano, uma das premissas do local, que foi construído em 2019 pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi.

 

O espaço também oferece o “Disk Árvore”, que plantou 180 espécies, a pedido dos moradores e ainda conta com 40 solicitações em andamento. O serviço foi retomado em outubro deste ano. E as flores também foram um destaque à parte, com a produção de mais de 9,5 mil unidades, que adornaram o Viveiro Municipal e as praças contempladas com os trabalhos da equipe.

 

Para promover a conscientização e a sustentabilidade, mais de 150 alunos foram atendidos pelos serviços de Educação Ambiental, em excursões escolares e de instituições. A iniciativa retornou às atividades no final de outubro, reduzindo o número de participantes por horários para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

 

Além disso, o espaço serviu de referência para equipes da gestão de cidades vizinhas. Foi o caso da visita técnica realizada pela equipe da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. O local foi apresentado em sua totalidade e os serviços oferecidos foram compartilhados, ampliando o debate sobre o cuidado com o meio ambiente na região e tornando Suzano referência.

 

Para a coordenadora do Viveiro Municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, as atividades retornaram com força total e oferecendo uma opção de lazer para todas as idades. “Nossa equipe continuou, mesmo durante a pandemia, cuidando todos os dias do nosso viveiro, para ele estar pronto para receber os suzanenses. Quando reabrimos, foi muito bonito ver esse reencontro das crianças e adultos com a natureza e com o espaço que zelamos com tanto carinho”, pontuou.

 

Ela também reforça que o local faz uma grande referência ao título de “Cidade das Flores”. “O viveiro representa a essência da nossa Suzano, oferecendo um local de apreciação e lazer e disseminando a cor e a vida das flores para praças e bairros”, finalizou.

 

Acolhendo mais de 30 espécies de árvores, o Viveiro Municipal conta com uma estufa com flores nativas da região, ponte da alegria e ainda uma fonte dos desejos, que se somaram às mudas ornamentais e ao pomar comunitário. A infraestrutura envolve também anexos para a criação de animais, como coelhos, jabutis, cachorros, calopsitas e até mesmo uma espécie de pavão, mais conhecida como Cristal. O espaço conta ainda com um ecoponto na parte externa para o descarte de garrafas PET, facilitando a reciclagem desse tipo de material.

 

Localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, o ponto turístico segue aberto para visitação todos os dias, das 8 às 17 horas.

 

PlayPet

E para os donos de animais, a diversão também é garantida no espaço, com o PlayPet, anexo ao Viveiro Municipal. Em 2021, 355 carteirinhas de acesso foram emitidas ou renovadas, oferecendo um local seguro para diversão de cães e gatos.  Além disso, o PlayPet viabilizou a adoção responsável de 49 animais, levando alegria para casa dos suzanenses.

 

Postagens relacionadas