Geraldo Garippo e Leandro Bassini integraram debates promovidos pelo Compir Suzano
Os secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e de Educação, Leandro Bassini, participaram na manhã do sábado (05/02) da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial no Alto Tietê. Com o objetivo de promover a conscientização sobre igualdade racial e de combater a intolerância religiosa e a xenofobia, o evento foi realizado no Complexo Educacional e Cultural Mirambava e contou com a participação de 60 pessoas.
Organizado pelo Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir) de Suzano, a conferência teve como tema central o combate à intolerância religiosa, trazendo ainda outros tópicos como a criminalização do racismo religioso, da violência doméstica na população negra, a discriminação no mercado de trabalho e a educação e cultura sob a ótica da Legislação Brasileira acerca de cotas raciais, instituindo o debate de novas propostas para proteção de minorias e ações realizadas durante 2021 nas cidades participantes.
Garippo e Bassini compareceram à conferência para integrar a mesa de debates como representantes da Prefeitura de Suzano, contando suas experiências na administração municipal e demonstrando aos convidados as ações feitas pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação para promover a igualdade em Suzano através de ações em suas respectivas pastas.
De acordo com Garippo, a realização dos debates em Suzano acontece em um momento que requer maior atenção para a intolerância. “O Brasil e o mundo vivem um momento complicado de muitos crimes de intolerância, como o caso recente do jovem Moíse, no Rio de Janeiro. Justamente por isso precisamos redobrar a atenção e dar foco a estes debates e buscar soluções para evitar casos em todas as esferas”, ressaltou.
Para Bassini, o evento trouxe um olhar especializado para a causa, que deve ser fomentado desde a infância nas escolas. “A cidadania passa diretamente pelo respeito ao próximo, independentemente da etnia ou orientação religiosa e isso é algo que prezamos muito para os alunos suzanenses. Agradeço o convite dos conselheiros que fazem um grande trabalho em Suzano e nas cidades do Alto Tietê”, disse.
Também participaram da conferência a presidente do Compir Suzano, Maria Monteiro; o mestre de cerimônias e fundador do Compir de Poá, Honório Costa; a vice-presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, Cida Costa; o chefe de Gabinete de Poá, Milvio Sanches; a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Mogi das Cruzes, Celeste Xavier; o vereador de Suzano Antônio Rafael Morgado, o Toninho Morgado; o vereador de Ferraz de Vasconcelos Cláudio Ramos; e assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Vinícius Amaral, além de membros dos conselhos municipais de Mogi das Cruzes e Poá, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Suzano e da Organização Não Governamental(ONG) Casa de Cultura e Raízes, de Ferraz de Vasconcelos.