Início Cidades Prefeitura de São Paulo inicia Recreio nas Férias de julho com vagas abertas até dia 16

Prefeitura de São Paulo inicia Recreio nas Férias de julho com vagas abertas até dia 16

por Redação Gazeta Popular

O prefeito Ricardo Nunes abriu nesta segunda-feira (7) a edição de julho 2025 do Recreio nas Férias em evento no CEU Caminho do Mar, na Zona Sul da capital. As inscrições podem ser feitas até o último dia do programa, que se encerra no dia 16 de julho. O Recreio nas Férias é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que oferece uma ampla programação gratuita para bebês, crianças e adolescentes durante o recesso escolar. A expectativa é de atender cerca de 30 mil participantes com atividades culturais, esportivas e recreativas distribuídas por 132 polos em todas as regiões da cidade.

O objetivo do programa é funcionar como mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva, além de garantir refeições nutritivas e atividades que promovem o desenvolvimento físico e cognitivo mesmo durante o período de recesso escolar.

“Todo esse envolvimento da comunidade é fundamental para que possamos ter as crianças inseridas nas atividades”, disse o prefeito Ricardo Nunes, apontando que a expectativa é reunir 30 mil crianças. Também podem participar crianças a partir de 4 anos que não estejam matriculadas na Rede Municipal.

Além do acesso à cultura e ao lazer, o programa promove segurança alimentar. Todas as crianças recebem refeições diárias: três para os maiores de 4 anos (café da manhã, almoço e lanche da tarde) e cinco refeições para os bebês nas creches. A ação complementa outras políticas públicas da Prefeitura no combate à fome. Na edição de janeiro, foram servidas 1,7 milhão de refeições.

“O filho do rico vai ao clube particular. O filho do pobre tem o mesmo direito, e encontra isso no Recreio nas Férias: atividades culturais, esportivas, lazer e passeios, com acolhimento e alimentação garantida”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

A programação inclui jogos, oficinas, rodas de leitura, atividades esportivas e visitas a museus, cinemas, teatros e exposições. Além do entretenimento, o Recreio nas Férias tem papel fundamental no apoio às famílias que não têm onde deixar os filhos durante o recesso.

Mãe da pequena Lara, de 3 anos, a balconista Valdeane Olimpo conta que, por conta do trabalho, ela e o marido não teriam onde deixar a filha nas férias. “Essa iniciativa é muito boa. Eu e meu marido não temos com quem deixar nossa filha, nossa principal rede de apoio é a escola. Aqui, participando das atividades, minha filha segue se desenvolvendo nas férias”, disse.

Veja aqui toda a programação do Recreio nas Férias.

Postagens relacionadas